Entulho na Zona Sul de São Paulo |
Algumas empresas fazem um papel muito importante para a sociedade, reaproveitando entulhos de construções e transformando em matéria prima. Sendo a pioneira é a primeira usina privada de reciclagem de entulho em São Paulo, e mantendo como referência para outras empresas no setor, a Estação Resgate do empreendedor Gilberto Meirelles, faz reciclagem com lixos de materiais de construção civil, fazendo com que se transformasse esse entulho em matéria-prima para novas obras, criando uma boa margem de lucro e preservando o meio ambiente.
Segundo Meirelles “o grande desafio da Estação Resgate consiste em quebrar a resistência do mercado em relação ao uso do agregado reciclado pelo mercado, acompanhar um caminho sem volta no setor, que é a adequação de todos os municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos até 2014, fazendo a diferença no setor e sempre frisar que sem uma reeducação no que diz respeito à separação do material na própria obra, perdemos em qualidade e, assim, deixamos de reaproveitar muito material que poderia ser transformado em agregado” afirma.
Com suas atividades iniciadas em 2007 na cidade de São Paulo, Meirelles viu saindo do entulho a reciclagem de resíduos da construção civil, uma boa fonte de rendimento, criando novos empregos e gerando ganho e economia para a construção civil. E teve suas atividades expandidas para a produção e fabricação de produtos reciclados. O material triado e beneficiado pela Estação Resgate, que é uma empresa Recicladores de Resíduos da Construção e Demolição, produz areia, brita e bica corrida (material utilizado para fazer estradas), que voltam para a cadeia produtiva com os mais elevados usos na construção civil.
Com a reciclagem existe algumas vantagens, como a economia que é proporcionada, para Meirelles o produto reciclado proporciona uma economia de cerca de 30% em relação aos materiais convencionais e permite um excelente ganho ambiental, na medida em que preserva recursos naturais e evita o acumulo de resíduos durante a construção.
Para o engenheiro civil Fernando Souza, o papel de uma empresa em reciclar materiais de construção, é muito vantajoso para as empresas de construção civil, que fazem economia, para a sociedade que não precisa ter mais um espaço físico para o armazenamento desse material, para a própria empresa que recicla esses materiais e lucra com essa atividade e o mais importante dessa atividade é a preservação para o próprio meio ambiente, que sofre tanto com a poluição que o homem faz, afirma Souza.
Embora o entulho cause um grande transtorno para o planeta, a reciclagem desses materiais geram grandes matérias primas para a construção civil, como exemplo é possível produzir brita, areia, blocos, argamassas, placas, tubos para drenagem, briquetes e bica corrida que serve para pavimentação.
Deve-se levar em conta que a reutilização e fabricação desses materiais necessitam de cuidados extremamente essenciais. Pois sendo a composição desse produto não prejudique o resultado final. Esses produtos podem chegar a uma economia de até 60% sobre produtos semelhantes.
Para o empresário Jose Carlos, dono da Nova Era Coletas, o seu trabalho de coletar entulho pela cidade de Guarulhos é muito importante, pois tem o compromisso com a conservação e preservação do meio ambiente e seus recursos naturais.
Dessa forma a reciclagem e o reaproveitamento dessas matérias são benéficas para muitos setores, pois ocupam um menor espaço em aterros, não necessitaram de tantos transportes, se tiverem um destino certo e a diminuição dos problemas ambientais causados pelas mãos dos homens.
0 comentários:
Postar um comentário